terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Diário de Bordo




O tema do Diário de Bordo apareceu semana passada. Eu acordei e fui dar uma olhadinha nos blogs literários que eu acompanho, então dei de cara com um texto que a Pâm Gonçalves do Garota It escreveu para a coluna Papos de Sexta do blog da Galera Record, na verdade ele é do início do mês, mas eu sou meio enrolada mesmo. Enfim, o texto falava sobre opinião, e como o mundo sempre colabora comigo, meu dia inteiro teve alguns acontecimentos relacionados ao tema opinião e eu pensei: O que será que eu estou esperando para fazer algo com esse tema que praticamente caiu do céu? É, às vezes eu tenho sorte...

Atualmente, uma pessoa que tem uma opinião diferente nem sempre é aceita e respeitada pela sociedade, o tal do estereótipo acaba sempre influenciando demais, se você tem uma opinião diferente, um jeito de ser diferente, uma personalidade diferente, e curte coisas que quase ninguém admira é meio difícil ser levado a sério, ou até mesmo respeitado.

É até normal as pessoas irem “na onda” de outras pessoas porque querem ser aceitas por determinados grupos, tudo bem, mas e quem é diferente? Eu digo isso por experiência própria, eu sou diferente sim, e eu demorei bastante tempo pra aceitar isso, eu fui julgada e tachada por muitas pessoas apenas pelo fato de ter uma opinião diferente. Ok, eu não tenho tanta experiência de vida assim ainda, mas eu já passei por isso, e continuo passando.

Eu assisti a um vídeo da Biih do Hello Star em que ela falava sobre o preconceito que as pessoas que leem sofrem, ela disse que quando você lê, por exemplo, 100 livros em um ano todo mundo começa a te olhar como se você fosse alguma espécie de monstro, e a realidade é essa mesmo. Em um país onde o nível de leitura da população não é um dos melhores (mas vale ressaltar que isso vem mudando consideravelmente), uma pessoa que lê se torna alvo de julgamentos que não possuem fundamento algum, eu, particularmente, acho isso um 
absurdo. E o livre arbítrio, cadê?

Eu leio sim muitos livros, de vários gêneros, várias páginas, dos mais diversos autores, eu acompanho blogs literários, sou apaixonada por algumas músicas que são da época dos meus pais, mas também gosto de outras mais atuais, eu me visto do jeito que eu quero, falo o que eu quero e utilizo meu bom senso nesse quesito, acredito na humanidade, gosto de estudar também, não aprovo muitos tipos de comportamento, ah, e eu ainda leio Turma da Mônica, choro com filmes, músicas, clipes, histórias de vida, na verdade choro com quase tudo, principalmente livros, morro de rir com os planos infalíveis do Cebolinha e piadas idiotas, adoro animações e sou apaixonada pelo filme A Bela e a Fera, sei cantar quase todas as canções, sonho demais, muito mesmo e sonho bem alto, e acredite, eu não tenho medo de cair, é como dizem: O céu é o meu limite. E apesar de tudo, eu respeito a opinião das pessoas que me cercam.

Existe uma grande diferença entre julgar, criticar e opinar. Mas antes de qualquer uma dessas opções você tem que ter argumentos plausíveis, e ainda assim, o ato de julgar é algo depreciativo em minha opinião. O ser humano não é perfeito, ele é diferente, na verdade sempre foi, mas o que prevalece é o medo de se expressar. Os blogueiros tem todo o meu respeito por isso, eles expressam suas opiniões sejam elas quais forem, colocam a cara a tapa, e sabem que vão ser julgados ou criticados por alguém uma hora, é normal, mas existe algo chamado respeito, e esse sim, deveria ser essencial na vida de cada um.

Como já dizia Carlos Drummond Andrade: “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar”. Não custa nada tentar não é? Afinal, opinião cada um tem a sua... Até a próxima!

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário