quinta-feira, 11 de abril de 2013

Os 13 Porquês - Jay Asher


Título: Os 13 Porquês
Título Original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Tradução: José Augusto Lemos
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 256
Sinopse:
"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Você já parou para pensar em como suas ações refletem na vida das pessoas que convivem com você? Às vezes uma simples atitude, palavra gesto, ou até mesmo a falta de algum desses elementos é capaz de causar danos irreversíveis. Nem sempre enxergamos as consequências de nossos atos, o que vem depois é o “E se?”: e se eu agisse diferente? E se eu tomasse alguma atitude, ajudasse? E se eu pudesse voltar atrás?

Hannah Baker era uma adolescente como qualquer outra, sonhava, adorava festas, se apaixonava, estudava, porém, um dia ela não aparece na escola e logo depois surge a notícia que espanta toda a cidade: Hanna Baker cometeu suicídio. Com o tempo, todas as pessoas se esquecem dela, de quem era ela, exceto uma.

Clay Jensen lembra nitidamente dessa garota, mas há algo que não sai de sua mente: O que levaria Hannah a tirar a própria vida? Um dia, como qualquer outro, Clay chega em casa e se depara com uma caixa com sete fitas cassetes endereçadas à ele, ao apertar play sua mente é inundada por uma voz que ele jamais imaginava ouvir, a de Hannah.

Antes do suicídio, Hanna decidiu gravar os treze motivos que a levaram a escolher a morte, cada história possui um protagonista que tem um pouco de culpa, as regras são simples: Você ouve as fitas e passa para o protagonista da história que vem após a sua. Clay não consegue compreender o porquê de aquelas fitas estarem com ele, como ele pode ter contribuído para a morte de Hannah? Agora ele precisa ouvir as histórias até chegar a sua vez, ele precisa entender porque ele faz parte desta lista e o que levou Hannah a tirar a própria vida.

Sabe quando um livro é tão forte que você mal consegue expressar em palavras sobre o que é a história? Os 13 Porquês é capaz de fazer isso e um pouco mais, eu li o livro há alguns meses atrás e até então eu não conseguia escrever essa resenha.

O livro não é fácil de ser lido, é uma história profunda, dolorosa, cheia de angústia e com um final não tão feliz para alguns. As fitas são narradas por Hannah, e a cada história você conhece um dos motivos que causaram a morte dela, algumas me deixaram sem reação e outras me traziam ódio, eu entendi o motivo da personagem sentir cada emoção ali, de certa forma eu vi todos os problemas pelos olhos dela, e o que era para ser uma adolescência comum se tornou um pesadelo.

Clay é um personagem incrível, eu passei praticamente o livro todo tentando entender o que ele poderia ter feito contra a Hannah, e a história sobre ele me surpreendeu, eu fiquei imaginando o que ele sentiu, senti vontade de entrar no livro e abraçá-lo, dizer que iria dar tudo certo. Acho que eu não conseguiria ouvir as treze histórias, porém, ali há mais do que a história do Clay e dos outros, é a história da Hannah, é uma história que nos mostra que nossas atitudes podem acarretar consequências inimagináveis, quando eu cheguei ao fim, desejei profundamente que o final de Hannah fosse diferente.

Eu acho que um livro assim, mesmo sendo bastante forte, deveria ser tratado entre os adolescentes, é uma história densa e muitos não teriam coragem de pegar o livro, mas é uma história que poderia muito bem ser real, é uma situação que poderia acontecer com qualquer um de nós, é um tema delicado para ser tratado, e Jay conseguiu fazê-lo com maestria, ele tornou a história real, palpável, por mais que eu queira acreditar que não, que é uma história impossível, eu sei que não é, infelizmente. Todas as histórias se conectam, a situação cresce monstruosamente e você começa a sentir a angústia da personagem, ela queria ser salva, ela queria que alguém a enxergasse.

Jay Asher acertou em cheio no seu livro de estreia, ele consegue te prender até o último minuto, você precisa saber as outras histórias, você não consegue soltar o livro até descobrir quais são os 13 porquês, é inevitável. O livro é doloroso de ser lido? Sim, mas é necessário, é uma dor que precisa ser sentida, eu senti vontade de salvar a Hannah em vários momentos e ela trouxe lágrimas aos meus olhos. O autor mudou minha forma de tratar as pessoas. 

Apesar de ser um livro curto, há muito mais histórias nas poucas páginas do livro do que eu seria capaz de descrever, a história de Hannah é apenas um exemplo: quantas vezes não dizemos as coisas sem pesar as consequências? Quantas vezes não julgamos alguém sem conhecer essa pessoa? E como essa pessoa fica diante disso tudo? Às vezes não conseguimos olhar ao redor e enxergar as pessoas que precisam de nós, às vezes uma simples palavra de conforto pode salvar uma vida, o suicídio é algo sério, a ideia do livro é te fazer refletir: O quanto suas ações afetam a vida de outras pessoas?

"Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir o segredo é apertando o play."


Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Nossa, ó-te-ma resenha. Eu já estou maluca com esse livro há algum tempo, mas ele anda sempre tão caro! Muitas vezes não pensamos mesmo sobre como as nossas ações refletem nas outras pessoas, e não apenas de forma positiva. Defiitivamente, esse livro está nos mais desejados

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio chuchu! Realmente, ele é tão fininho e tão caro, mas vale a pena cada centavo gasto com ele. Que bom que gostou da resenha, antes de ler o livro eu não tinha parado para pensar de verdade sobre minhas ações, agora vejo tudo de outra forma. Leia, leia e leia assim que possível!

      Beijos Gabi!

      Excluir