quinta-feira, 25 de abril de 2013

Para Sempre - Alyson Nöel


Título: Para Sempre
Título Original: Evermore
Autora: Alyson Nöel
Tradução: Marcelo Mendes
Editora: Intrísenca
Ano: 2009
Páginas: 304
Série: Os Imortais #1
Sinopse:
"Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É insuportável. Ela foge do contato humano, esconde-se sob um capuz e não tira dos ouvidos os fones do i-pod, cujo som alto encobre o som das mentes a seu redor. Até que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, à sensação de, novamente, ser uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida... e apaixonada."
[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Eu sou uma pessoa muito curiosa. Quando eu fui apresentada a blogosfera literária, uma das primeiras séries que eu conheci foi a da Alyson Nöel, Os Imortais. Essa série sempre dividiu muitas opiniões: algumas pessoas gostam, outras nem acharam motivos suficientes para prosseguir com a leitura dos próximos livros e por aí vai. O fato é que eu sempre fui muito curiosa em relação à série, a capa por si só já me incentivou a ler, então eu resolvi dar uma chance, afinal de contas, cada pessoa enxerga as coisas de uma forma.

Ever Bloom perdeu os pais e a irmã em um acidente de carro, e desde então mora com sua tia Sabine. Antes do acidente Ever era uma garota comum, com tudo o que queria: popularidade, admiradores, namorado, círculo de amigos, porém, após o acidente tudo o que ela conhecia mudou, ela passou a ouvir pensamentos, enxergar a áurea das pessoas e descobrir tudo sobre a vida de alguém ao menor toque. Ever carrega consigo um sentimento de culpa pelo acidente, porém há vários mistérios que a cercam: Por que apenas ela sobreviveu? Por que depois do acidente Ever ganhou esses dons?

A vida de Ever nunca mais foi a mesma, tudo que ela sempre quis e sonhou foi transformado em fumaça após o acidente, ela agora tem poucos amigos: Miles, Haven e sua irmã morta que a visita constantemente, Riley. Ever agora esconde toda a sua beleza dentro de roupas largas e um capuz, e os fones de ouvido se tornaram seu maior aliado, porém, um aluno novo surge e promete bagunçar tudo que Ever acreditava ser a sua vida: Damen.

Alyson Nöel tem uma narrativa incrível, independente da história, essa mulher sabe como escrever, em momento algum ela deixa a desejar. A autora conseguiu retratar alguns dramas da adolescência perfeitamente, a insegurança de Ever, os questionamentos incessantes, os sentimentos extremamente intensos, eu conseguia visualizar as ações e expressões da protagonista em cada cena, ela tornou tudo o mais real possível.

A premissa do livro é bastante original, apesar de ser relacionada a imortalidade é algo diferente, a forma como a autora colocou o tema e desenvolveu a história deixou-a mais próxima de nós, as explicações, o romance, a história da Ever e do Damen, eu consegui ligar tudo aquilo, consegui compreender a ideia da autora, e para minha surpresa eu gostei, contudo, fiquei realmente apaixonada quando entendi o significado das tulipas na capa.

Porém, existem alguns pontos negativos que devem ser levados em conta: Ever passa grande parte do livro se culpando pelo acidente, lamentando a morte deles, achei desnecessário, é claro que ela sente a falta deles, mas as razões que a levaram a se culpar não foram concretas o suficiente para me fazer acreditar, enfim, a protagonista não conseguiu cativar meu coração, que, por enquanto, pertence ao Damen e a Riley.

Sendo sincera, eu gostei mesmo do livro, há algo ali que me atraiu e me instigou a ler o restante da série, não é a minha preferida, porém, mesmo com receio de ler os outros livros eu pretendo me arriscar, não tenho pressa, a autora escreve muito bem e isso me fez querer ler mais obras dela. Eu não digo que você irá amar ou odiar, mas esteja ciente de que a protagonista é uma adolescente difícil e que você pode até encontrar obstáculos para continuar a leitura, portanto arrisque, você precisa tirar suas próprias conclusões em relação ao livro, eu gostei, mas o seu jeito de enxergar a história é diferente.

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário