sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Fera - Alex Flinn


Título: A Fera
Título Original: Beastly
Autora: Alex Flinn
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 320
Sinopse:
"O livro de Alex Flinn é uma adaptação moderna do conto de fadas “A Bela e a Fera”. Em vez de castelos e relógios falantes, o cenário é a cidade de Nova York. A arrogância do protagonista Kyle Kingson, um jovem rico e inteligente, faz com que ele seja amaldiçoado pela colega de classe Kendra após humilhá-la na frente de toda a escola. Transformado numa aberração e rejeitado pelos pais, Kyle passará uma temporada exilado no Brooklyn, onde precisará descobrir a beleza em si e assim, possivelmente, quebrar a maldição."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Eu lembro que quando esse livro foi lançado aqui no Brasil, todos os blogueiros leram, e falaram muito bem dele por sinal, é claro que eu fiquei instigada a conhecer o mundo da Fera. A Bela e a Fera sempre foi meu conto de fadas preferido, sempre achei muito bonita a história de amor que vai além da beleza, o amor da Bela pelos livros, eu até sabia cantar todas as músicas, eu confesso, esse foi um dos motivos que me fizeram ler o livro.

Kyle Kingsbury é o típico adolescente rico, mimado, arrogante, egoísta, e com o ego suficientemente grande a ponto de se achar melhor que qualquer outra pessoa que cruze seu caminho. Suas únicas preocupações incluíam ser popular, andar com as garotas mais bonitas e o baile. Mas como todo conto de fadas, sempre tem uma bruxa para mudar toda a história...

Agora Kyle está contra o tempo, ele precisa provar para a bruxa que é capaz de amar verdadeiramente e ser correspondido mesmo com sua aparência monstruosa, ele precisa provar que pode mudar, que é muito mais do que o Kyle Kingsbury que todos conhecem, ele precisa provar que tem um coração.

Eu achei incrível conhecer A Bela e a Fera em uma versão atual e adolescente, você enxerga tudo de uma forma diferente, é uma sensação nova ver seu conto de fadas preferido tão palpável, real.

A autora conseguiu trazer a história para o nosso mundo perfeitamente, a linguagem da narrativa nos aproximou dos personagens, eu podia ouvir claramente a voz dos personagens, e o cenário: Nova York. Eu suspiro corações toda vez que penso nessa cidade, a autora conseguiu fazer com que eu me sentisse lá, respirando aquele ar gelado do inverno.

No início eu tive certa dificuldade em me apegar aos personagens, porém, poucas páginas depois eu estava torcendo, vibrando e me emocionando com eles. Eu achei tão bom ver o Kyle mudar, não foi algo forçado, aconteceu naturalmente, quando eu me dei conta já estava suspirando pelo jeitinho do novo Kyle, ele muda de forma irreconhecível e isso me deixou realmente feliz. Ele se apaixona por Lindy de uma forma tão verdadeira que todo esse amor o faz querer mudar, ele começa a se tornar alguém melhor por ela, sim, eu sou romântica.

Os outros personagens também merecem minha atenção. Em muitos momentos do livro temos referências a outras obras literárias graças a Lindy, a Bela do livro, e sua preocupação com o pai me deixou emocionada. Magda é uma espécie de governanta no inicio, mas depois ela vai se tornando uma amiga para o Kyle, eu diria até que quase uma mãe. E Will, esse foi o responsável pelas minhas risadas, eu adorava sempre que ele soltava alguma piadinha boba, ele sempre sabia o que e quando precisava falar.

O pai do Kyle, Rob Kingsbury, provocou em mim uma revolta enorme, eu fiquei indignada com o comportamento dele, a forma como ele tratava o filho me deixou profundamente triste, eu imagino como o Kyle se sentiu diante da reação do próprio pai quando ele foi transformado no monstro, Rob decidiu mandar o filho para outra casa para não precisar conviver com sua nova aparência.

Outro ponto diferente do livro são os diálogos, em alguns capítulos do livro, há uma espécie de sala de bate-papo com seres inusitados: uma sereia, um sapo, um homem urso, a fera e o Sr. Anderson, eu achei a ideia bem interessante. A autora pegou toda a história original e adaptou para a nossa realidade de uma forma que me deixou deslumbrada, ela soube criar uma nova história sem apagar a original, entendem?

A Fera me ensinou sobre as escolhas e a forma como eu enxergo as pessoas. Você começa o livro pensando que é apenas mais uma história comum, mas vai além, logo você se vê preso ao mundo criado pela autora, e involuntariamente você vai se envolver com a história, vai torcer, sentir raiva e talvez até mesmo se emocionar, você vai entender que a aparência não é tudo, apesar de previsível, o livro é uma caixinha de surpresas. Enfim, Alex Flinn soube como criar uma história de amor atual que me deixou tão emocionada quanto a original, afinal de contas, A Bela e a Fera é uma história que merece pertencer a qualquer época. Leitura mais do que recomendada!

"Eu sou uma fera. Uma fera. Não exatamente um lobo ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas - uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro.
Você acha que estou falando de contos de fada? De jeito nenhum. O lugar é Nova York. O momento é agora [...]."

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário