quinta-feira, 16 de maio de 2013

Monster High - Lisi Harrison


Título: Monster High
Título Original: Monster High
Autora: Lisi Harrison
Tradução: Mario Vilela
Editora: iD
Ano: 2010
Páginas: 380
Série: Monster High #1
Sinopse:
"[...]A história começa com a comunidade dos monstros vivendo em segundo plano no ambiente da Merton High School. Mas, com a chegada à cidade de duas novas garotas, tudo começa a mudar. Frankie Stein pertence à família do famoso monstro, e foi criada em laboratório por seu pai, há apenas quinze dias. Ela é literalmente “elétrica”, pois necessita carregar suas baterias diariamente, além de ter de maquiar o corpo todo para esconder sua cor verde. Melody Carver, por outro lado, vem de uma família humana perfeita. Entretanto, todas as tentativas de seu pai, um cirurgião plástico, de transformá-la em uma linda garota serão suficientes para que ela deixe de sentir uma “freaky” e um peixe fora d’água. Juntas, as duas vão virar a Merton School de ponta-cabeça, libertando todos os monstros da situação de invisibilidade a que estão relegados."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Alguns livros quase te obrigam a lê-los, é como se eles te chamassem e você não soubesse dizer um sonoro não, porém, existem aqueles que são totalmente o oposto, que você lê descompromissadamente, sem esperar nada, apenas por não ter algo melhor para fazer, geralmente, esses livros que julgamos não ter nada a nos oferecer acabam nos surpreendendo, meu caso com Monster High é basicamente assim.

Melody e Frankie, apesar de pertencerem a mundos totalmente diferentes, possuem um problema em comum: ambas querem ser aceitas e se adaptar ao novo colégio. Melody, depois de muito sofrer com a sua aparência, conseguiu se tornar tão bonita quanto sua irmã mais velha, Candace, graças a seu pai, um famoso cirurgião plástico. Frankie foi criada pelos seus pais, os Stein, porém, há um pequeno detalhe que a impede de ser comum aos olhos dos humanos, e sem entender o porquê, ela é obrigada a esconder seu segredo a todo e qualquer custo. A população de Salem não faz ideia do mundo em que vive, existem mistérios e segredos que os rodeiam, e por obra do destino os mundos de Frankie e Melody irão colidir, elas terão de lutar por um mesmo motivo, mas isso será suficiente para protegê-los dos humanos?

Eu nunca havia lido nada da Lisi Harrison, e ela conseguiu me surpreender positivamente. O livro é bem teen, com isso eu quero dizer muito teen, os problemas e situações que a autora criou são o mais real possível: aceitação, popularidade, paixões, amizades, problemas familiares, receios, liberdade...

A história se alterna entre Melody e Frankie, e um dos pontos realmente positivos do livro são os personagens, eles são muitos, e eu consegui gostar de cada um deles, mas a Candace me cativou, ela é uma humana, eu sei, mas ela é tão divertida, o nerdgato também é um dos meus preferidos, e o seu segredo melhor ainda. Acredito que a melhor parte do livro seja realmente os monstros, quando eles aparecem na história é tão divertido você ligá-los a outras histórias que já ouviu, ou simplesmente imaginar cada um deles.

Apesar de ser previsível, há algo nessa história que te faz seguir adiante, algo que me cativou muito, creio que pela minha idade, foi os personagens serem tão intensos, dizem que nós adolescentes, somos intensos, levamos os sentimentos bem a sério, e é a verdade, na maioria das vezes achamos que aquilo é aquilo e pronto, ninguém consegue arrancar essa ideia de nossa mente, acho que isso acabou fazendo com que eu acreditasse e até mesmo me identificasse um pouquinho com o que eu lia.

Quanto ao livro em si eu não posso reclamar, as capas dessa série são tremendamente bonitas, cada uma parece uma espécie de tecido, no caso, essa parece couro, a lateral das folhas é toda rosa, a lombada é muito fofa e eu adoro essa caveirinha, no início de cada capítulo há o ícone do personagem ao qual o capítulo foca, e na parte de trás do livro há um recadinho escrito com batom rosa, muito fofo.

Confesso que não esperava nada ao iniciar a leitura, entretanto, apesar de leve e descontraído, o livro é muito bom, o final, como sempre, te deixa desesperadamente ansioso pelo próximo livro, eu consegui me divertir e gostar da história, porém, acredito que muitos podem se incomodar com a escrita da autora, ela usa muitas expressões teens, e faz muitas referencias a esse mundo, acredito que para se aproximar do seu público, então, esqueça tudo e volte ao início da sua adolescência, e apenas se deixe levar pelos problemas monstruosamente grandes que essa galera apronta, garanto que eles não vão querer te deixar ir embora!

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Eu nunca tive muita curiosidade por Moster High, até meu filho gostar do desenho por conta de uma menina da sala dele que é obcecada por elas, rs.
    Pretendo dar uma chance em breve justamente por ser algo tão despretensioso e gostoso.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu admito que tinha um certo preconceito com os livros Fê, mas minha irmã mais nova acabou pedindo eles de presente no aniversário, acabei dando uma chance em um dia qualquer, e acredite, vale a pena, é leve e divertido, agrada qualquer idade, qualquer pessoa, leia mesmo, adoraria saber sua opinião sobre o livro, e o desenho é realmente muito legal.
      Beijos

      Excluir