quinta-feira, 23 de maio de 2013

Monster High: O Monstro Mora ao Lado - Lisi Harrison

Título: Monster High: O Monstro Mora ao Lado
Título Original: Monster High 2: The Ghoul Next Door
Autora: Lisi Harrison
Tradução: Renata Tufano
Editora: iD
Ano: 2011
Páginas: 336
Série: Monster High #2
Sinopse:
“No segundo livro da série, Cleo percebe que está perdendo sua popularidade para as 'novatas' Frankie e Melody. Tentando manter sua influência sobre as duas, os Normies e os Irados, ela oferece às amigas a oportunidade de fotografar um editorial para a Teen Vogue, o que faria tudo retornar a realidade se as duas não escapassem para estrelar o filme "O Monstro mora ao lado". Frankie, por sua vez, está de olho em Bekka, que não para de dar em cima de Brett. A ameaça de Bekka não para por aí: Melody passa por problemas semelhantes ao tentar salvar Jackson, seu namorado, da superexposição prometida por uma vingança tramada pela mesma garota.”

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Geralmente isso é bem comum: você lê o primeiro livro de uma série, e por impulso acaba lendo os demais, o lado bom dessa história é que as vezes a surpresa que a série pode lhe oferecer é maior do que você imaginava. Eu li o primeiro livro apenas porque não havia outro comigo no momento, porém, a autora terminou o livro com uma situação tão com cara de clímax que eu precisava ler a continuação.

Após as reviravoltas na cidade de Salem, a possibilidade de tudo voltar a ser como era antes se tornou algo quase impossível, agora os monstros precisam conviver com o medo de serem descobertos, eles precisam se esconder e tentar impedir que os humanos descubram seus segredos, mas ao que parece, uma certa rainha está determinada a não ser deixada de lado, apesar dos problemas, ela quer sua coroa de volta, quer ser o centro das atenções novamente, entretanto, como ela fará isso?

A forma como o primeiro livro acabou é instigante, e eu logo quis conferir o que a autora preparou para esse segundo livro, e terminei bem feliz. Como eu disse na resenha do primeiro livro, a narrativa da autora é bastante teen, e o livro é realmente voltado para esse público, mas isso não impede outras pessoas de lê-lo, e eu confesso, a série é uma surpresa agradável.

Desta vez, a história se alterna entre Melody, Frankie e agora Cleo. Depois dos recentes acontecimentos do último livro, Cleo começa a ver sua popularidade se esvair, então ela logo acha uma forma de trazer suas amigas e os olhares do Merston High de volta para si mesma. Eu sempre assisti muitos filmes com High School, eu sempre me lembro da Sharpay Evans quando penso na Cleo, então não consigo mais implicar com as populares, eu eu adoro essa hierarquia que elas tentam implantar e sempre vem aquela novata que chega do nada e dá uma bela lição na rainha, tem coisa mais clichê? Não, e esse é um dos motivos do livro ser tão gostoso de ler, todos esse problemas adolescentemente clichês são divertidos, essa intensidade com que esse personagens agem oferece um ar descontraído a série, e isso é, com toda certeza, um dos maiores pontos positivos da série.

Em cada livro dá série, um personagem ganha destaque juntamente com a Frankie e a Melody, e isso faz com que você enxergue toda a trama por três ângulos diferentes, eu gosto dessa ideia, significa que eu tenho mais opções, ao mesmo tempo que são três personagens em destaque na mesma trama, cada uma possui problemas diferentes para resolver, cada uma tem um motivo para lutar ou correr contra o tempo, ou seja, são praticamente três histórias interligadas.

A série, fisicamente falando, continuam impecável, a capa é realmente linda, o desenho da múmia e o título são em alto relevo, o recadinho na parte de trás é escrito em dourado, mas quando você balança o livro ele fica cinza, dourado ou um verde meio musgo, ah, e uma curiosidade, em todos os livros há um capítulo perdido, exatamente o capítulo 13, acredito que por ser um número que dá azar, de acordo com as superstições, deve haver algum significado  que eu desconheço, sempre fiquei curiosa em saber o que há neles.

Enfim, mais uma vez a autora termina o livro de forma bombástica, quase nos obrigando a ler o próximo livro, algo que pode incomodar muitos leitores é a tradução, há algumas palavras na linguagem virtual, nada que vá interferir na leitura, mas de certa forma incomoda, não é muito comum encontrarmos palavras dessa forma em livros, mas tudo bem, considero isso como o único ponto negativo. Continuo indicando a série para quem não tem medo de se aventurar na escola dos monstrinhos, mas tomem cuidado, você pode não conseguir mais sair de lá quando conhecer alguns deles!

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Adoro livros com a linguagem teen, desde que eles não destruam alguns valores pois sou careta demais.
    Tenho uma curiosidade enorme com essa série porque parece ser um pontapé inicial ótimo pros adolescentes gostarem de ler.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,
      O livro é bem clichê, sabe aqueles filmes maravilhosos(saudade!) no maior estilo Sessão da Tarde possível? A diferença é que os seres humanos são substituídos por seres humanos e monstros, e isso confere situações muito divertidas, problemas que só esses monstrinhos poderiam resolver e enfrentar. Olha, eu não tinha pensando nisso, mas você tem razão, esses livros têm capacidade suficiente para trazer muitos adolescentes para o mundo da leitura, é algo descompromissado, alegre, divertido, atual e acaba emocionando, vale a pena conhecer Fê, jovem, adulto, criança, todo mundo!
      Beijos

      Excluir