quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Símbolo Perdido - Dan Brown


Título: O Símbolo Perdido
Título Original: The Lost Symbol
Autor: Dan Brown
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Sextante
Ano: 2009
Páginas: 512
Sinopse:
"[..] Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.
Mal´akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.
Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.
Nesse labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem que influenciar o mundo físico.
O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nessa trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inouce Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está."

[Sinopse retirada do site das Lojas Americanas]

Eu já comentei que alguns livros nos deixam sem palavras, e vocês sabem disso, é tão bom ler aquele livro e depois não conseguir sequer descrevê-lo, acho que nesse momento que sabemos que o autor cumpriu seu papel perfeitamente, que ele conseguiu selar nossos lábios e nos deixar desorientados diante de tantas informações. Eu tenho uma confissão a fazer: esse livro me ofereceu mais do que eu esperava.

Eu sempre li muitas resenhas e críticas negativas às obras do Dan Brown, então no início fiquei muito receosa na hora de iniciar a leitura, mas vocês logo irão entender o motivo de eu ter mudado de opinião. Robert Langdon já desvendou mistérios e adentrou em grandes aventuras no Vaticano e em Paris, porém, quais segredos Washington têm a lhe revelar? Robert é chamado inesperadamente para dar uma palestra no Capitólio por seu amigo Peter Solomon, contudo, ao chegar lá, ele descobre que Peter está desaparecido e não há palestra alguma, foi apenas uma armadilha para atraí-lo até ali. Um misterioso homem acredita que somente ele é capaz de destrancar um portal místico, o qual lhe daria acesso aos Antigos Mistérios, os segredos e saberes da humanidade perdidos no tempo. Agora Robert, com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e cientista, precisa decifrar os segredos que estão espalhados pela cidade de Washington para poder salvar a vida de seu amigo. E se o que você acredita não for a verdade?

Sabe aquelas pessoas que julgam o livro antes de ler? Então, eu fiz isso com esse livro, eu o subestimei e ele veio como um tapa na minha cara provar que ele tem seu valor sim. No início eu pensei que não conseguiria engrenar na história, mas o suspense começou a surgir, eu queria saber mais, queria desvendar os mistérios, queria saber como os personagens iriam agir, e quando me dei conta já tinha acabado o livro, nesse momento eu pensei: “Isso é pra você aprender a não subestimar os livros sem conhecê-los”.

A história do livro se passa em aproximadamente dez horas, apesar de suas mais de 500 páginas, a leitura não se torna cansativa, os cenários merecem todo o destaque possível, quando eu terminei de ler procurei um guia de cenários do livro na internet e fiquei mais maravilhada ainda. O autor consegue fisgar a sua atenção, ele sabe como deixar aquelas perguntas no ar, ele revela algumas curiosidades que eu nunca imaginei que existiam, a forma como ele escreve parece tão real, tão crível que eu começava a visualizar as lendas e fatos que ele descrevia, você começa a acreditar, e há lógica na história, se você parar para analisar tudo verá que as peças do quebra-cabeça se encaixam alinhadamente na história.

Quando eu estava terminando o livro pensei que nada mais me surpreenderia ali, que era impossível o autor me deixar boquiaberta, porém, mais uma vez ele me deixou abismada com as revelações finais. Eu só consegui encontrar um ponto negativo: eu não consegui sentir nada pelos personagens, nenhuma emoção, sentimento ou até mesmo raiva, eu gostei da história, me interessei pelos mistérios que o autor propôs, mas não consegui criar uma ligação com nenhum personagem.

O livro O Símbolo Perdido é repleto de mistérios, segredos, cenários incríveis e uma história instigante, o autor nos faz acreditar que às vezes certos mistérios estão diante de nossos olhos e não queremos enxergar, ele me fez perceber que às vezes temos que abrir mão da razão e dar espaço para a fé, para a crença, Dan Brown cumpre o que prometeu nesse livro. Antes de começar a ler o livro abra sua mente, pode até parecer que ele não tem muito a oferecer, mas lhe dê uma chance, se dê o direito de acreditar em fatos desconhecidos e desvende os mistérios que esse livro guarda, ele irá te fazer questionar tudo aquilo que você acredita.

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário