segunda-feira, 17 de junho de 2013

Diário de Bordo: "Quem roubou nossa coragem?"

Eu ainda estou no começo da vida, mas no pouco que eu vivi, ouço as pessoas dizerem que nossa geração é feita de pessoas que não agem, que não se posicionam diante de protestos, pessoas que não defendem seus direitos, pessoas que se conformam em ver o país em constante estado de deterioramento, mas, hoje eu tenho a certeza de que posso bater no peito e dizer que a nossa geração está sim lutando por algo.

Acredito que esses últimos dias que nosso país tem vivido irão fazer parte de futuros livros, haverá pessoas que contarão para seus filhos as histórias de quando nosso povo saiu nas ruas para lutar por aquilo que elas acreditavam, e esses filhos contarão para seus filhos e assim por diante, eu acredito que tudo que o nosso povo está vivendo hoje não será em vão, que isso é apenas o renascer de nosso país, que finalmente, estamos erguendo nossas cabeças, e que todas essas histórias serão passadas de geração em geração, provando que nós, brasileiros temos raça, força e coragem para enfrentarmos os problemas que nos rodeiam.

A Anna Vitória, do blog So Contagious disse uma das frases mais marcantes que eu li em relação aos protestos: "Não consigo ver as notícias dos protestos recentes sem pensar na letra de 'Quando o sol bater na janela do seu quarto', da Legião: até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo, quem roubou nossa coragem?" É nesse momento que Legião Urbana simplesmente define o momento e silencia meus lábios.

Encontramos nossa coragem há muito perdida, encontramos no fundo de nós mesmos um motivo que nos fez levantar, fez milhares de pessoas saírem às ruas, lutarem de cabeça erguida por seus direitos, nosso país está gritando e o mundo inteiro está ouvindo, milhares de pessoas estão mostrando diante do mundo que o sangue que corre em nossas veias é brasileiro, o mundo verá que o filho teu não foge a luta.

Eu estou orgulhosa do meu país, estou orgulhosa de pertencer a ele, eu não fui as ruas, mas mesmo assim, estou orgulhosa de quem o fez, de quem teve a coragem de buscar seus direitos, vocês merecem nosso respeito, e estão aqui para provar que nossa geração age sim, que nossa geração também defende tudo aquilo que acredita. Brasília, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, todo o nosso país decidiu que era hora de acordar, e hoje as pessoas estão unidas, lutando por uma causa em comum, sim, eu me orgulho de vocês, esses protestos serão lembrados na história de nosso país, para que todos saibam que nossa geração conseguiu, que com todas as suas forças, ela teve a coragem de sair as ruas, de dar a cara à tapa, de agir, de acordar, de abrir os olhos, de enfrentar, a nossa geração teve a coragem de lutar, e eu me orgulho disso! Não é só por 0,20 centavos, a nossa causa é muito maior!

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Oi Lari!
    Com certeza essa geração acordou! E eu fico feliz por fazer parte desta manifestação. Como dizem várias vozes, o gigante acordou! Acho que o Brasil saiu da inércia e está correndo atrás do que é seu por direito.
    Gostei muito do texto!
    Você participou do protesto na sua cidade? ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei tão feliz quando a onda de protestos explodiu, parece que um sentimento de esperança nasce em você, algo começa a fazer com que você acredite que há uma chance de tudo mudar, há uma brecha para que as mudanças acontecerem, algumas pessoas dizem que isso é fogo de palha, eu acredito que não, acho que agora que todos abriram os olhos é provável que eles não se fechem, tenho fé nisso. Aqui ainda não houve protestos Jeh, ainda...
      Beijos

      Excluir