quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Hospedeira - Stephenie Meyer

Título: A Hospedeira
Título Original: The Host
Autora: Stephenie Meyer
Tradução: Renato Aguiar
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
Páginas: 560
Sinopse:
"Melanie Stryder se recusa a desaparecer. Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores. Suas mentes são extraídas enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.
[...] Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa pelo homem que ambas amam.
Imagine um mundo onde outros seres ocupam nossos corpos, vivem nossas vidas, tem acesso à nossas lembranças, cuidam de nosso planeta, imagine um mundo sem seres humanos, um mundo onde nossa presença não é mais necessária, um mundo onde nosso planeta é melhor em outras mãos, aterrorizante, não?"

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

O mundo foi tomado por alienígenas denominados "almas", esses pequenos seres ocupam nossos corpos e nossas mentes, é um caminho sem saída, porém ainda há aqueles que resistem, que fogem, se escondem e lutam para sobreviver, Melanie Stryder é um deles, até ser apanhada por Buscadores, então, tudo muda. Peregrina foi a alma escolhida para habitar o corpo de Melanie, e assim, tentar descobrir o refúgio de outros resistentes, porém, há algo que nenhuma delas esperava: as duas começam a lutar por um único motivo, uma única razão, as duas precisam agir juntas para salvar aqueles que amam, elas precisam se unir.

Eu jamais poderia imaginar a imensidão dessa história, eu jamais conseguiria prever a magnitude de tudo que eu li, eu jamais imaginaria que pudesse me apaixonar irremediavelmente e tão rápido, a forma como esse livro me prendeu é singular. Eu comecei a ler a história sem expectativa alguma e terminei desejando que a história se estendesse por mais quinhentas páginas, eu fui fisgada e acabei me esquecendo do caminho de volta, tanto é que não sei como escrever essa resenha.

Primeiramente eu preciso elogiar a narrativa da Stephenie Meyer, durante a leitura eu até havia me esquecido que ela era a autora, pois eu não encontrei de forma alguma, um resquício de semelhança na narrativa, a autora soube diferenciar a forma de escrever nas duas histórias, criando a Stephenie de Crepúsculo, e a Stephenie de A Hospedeira, e eu fiquei inteiramente surpreendida, a autora criou um enredo diferente de tudo que eu já tinha visto, ela contou tantas histórias, desvendou tantos mistérios, esclareceu tantas dúvidas, e eu ansiava por mais, eu queria saber mais sobre aquele mundo que ela criou.

Engana-se quem pensa que a história é centrada no romance, esse livro faz com que você questione inúmeros fatos, ele faz você se colocar na situação. Eu fiquei imaginando como seria ter outra pessoa comandando seu corpo, ter consciência de tudo, ver tudo, sentir tudo e ainda assim não poder reagir, não poder tomar as próprias atitudes, observar as coisas ocorrerem ao seu redor e ser incapaz de fazer algo, ter outra pessoa em seu lugar, vivendo uma vida que era para ser sua, a sensação de estar preso e não ser ouvido deve ser assustadora.

Outro ponto que me fez questionar os fatos, foi a invasão das almas, no livro, quando as almas chegam aqui, elas tornam tudo melhor, elas salvam nosso planeta, elas criam um mundo melhor do que o que havia em seu lugar, pois, de fato, nós estamos destruindo tudo, e a verdade é que eles revertem essa situação, e se tornam pessoas melhores do que nós: pacíficos, bem sucedidos, calmos e gentis, porém, que direito eles teriam de tomar nossos corpos? Nossas lembranças? Nossas vidas? Isso me fez pensar, tudo bem, eles salvaram nosso planeta, mas que direito esses seres possuem sobre nós? Contudo, ao mesmo tempo, você pensa se seria justo matá-los, seres pacíficos que só desejam o bem de todos, a autora soube colocar várias questões em debate, criando um tumulto de emoções.

Os personagens são ricamente incríveis, todos eles, entretanto, confesso que algumas vezes a Melanie me deu nós nervos, eu cheguei a preferir a Peg a ela, mas depois eu fiquei imaginando como seria estar presa e comecei a mudar de ideia. Jamie é de uma fofura impossível de ser descrita, Tio Jeb é bastante exótico, agora, Jared e Ian, esse é um dos dilemas do livro, e eu, por incrível que pareça, consegui escolher um lado (Ian ♥), o fato é que eu desejava um final feliz para a Peg, eu acreditava que ela merecia esse final feliz, mas ao mesmo tempo, isso geraria consequências, fiquei emocionada e acabei chorando, não resisti...

Eu acredito que esse livro mereça mais atenção do que ele realmente recebeu, é o tipo de livro que faz você repensar, que faz você olhar ao seu redor de forma diferente, esse é o tipo de livro que muda sua vida, ele é carregado de sentimentos nas entrelinhas e faz com que você sinta a necessidade de ser alguém, de fazer parte de algo. Ah, antes que eu me esqueça, eu não gostei da ideia de haver uma continuação, a história terminou de forma incrível, por mais que eu deseje mais, eu creio que seria um equívoco tornar esse livro o primeiro de uma trilogia.

O cenário, os personagens, a premissa, o enredo e até mesmo as descrições, tudo impecavelmente perfeito, eu não tenho um ponto negativo para mostrar do livro, se você não leu ainda por mero preconceito com a autora, leia, eu te garanto que você não irá se decepcionar. A Hospedeira é mais do que uma história com alienígenas, ficção científica, é uma história sobre o amor, é uma história sobre decisões, afinal de contas, até que ponto você iria pelas pessoas que você ama?
Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. A Stephenie desse livro é mesmo muito diferente da de Crepúsculo! Também adoro esse livro, peguei e devorei em um dia ♥

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi a primeira coisa que eu reparei no livro, quando eu estava na metade eu parei a leitura e olhei a capa só pra ter certeza se era mesmo a Stephenie, eu fiquei encantada com A Hospedeira, foi impossível parar. Eu gosto de Crepúsculo, porém, me desculpem, mas esse livro é infinitamente melhor, a autora soube me deixar boquiaberta e desejando mais, ela criou algo singular, enfim, eu amei...
      Obrigada chuchu!
      Beijos

      Excluir