quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A Batalha do Labirinto - Rick Riordan

Título: A Batalha do Labirinto
Título Original: The Battle of the Labyrinth
Autor: Rick Riordan
Tradução: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Páginas: 392
Série: Percy Jackson & Os Olimpianos #4
Sinopse:
"O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses - o Acampamento Meio-Sangue - não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Esse livro consolidou meu amor por essa série. Se eu conseguisse escolher um livro preferido dessa série, eu tenho plena certeza de que seria esse. Depois de tudo que eu passei nos outros livros da série, depois das várias histórias da mitologia grega que o Rick me ensinou, depois de ter me apaixonada por praticamente todos os personagens, depois de ficar sem fôlego com o último livro, A Batalha no Labirinto vem para me mostrar que a surpresa é sempre maior do que eu espero.

O Acampamento Meio-Sangue está em perigo novamente, entretanto, dessa vez a situação está bem maior. Nossos heróis precisarão enfrentar os mistérios e segredos que estão escondidos no Labirinto projetado por Dédalo para tentar impedir o ataque das forças de Cronos, que está mais forte a cada dia. Falta apenas um ano para a profecia ser completada. Mas a vida amorosa de nosso garoto parece mais confusa que o ataque iminente de seu inimigo. Como lidar com tudo isso?

Eu sou apaixonada por arquitetura, fico encantada com as antigas construções e feitos dos gregos, e desde que eu conheci a capa desse livro, o Labirinto é a palavra, imagem e fator que mais me atraiu, bem, antes de começar a ler a série, depois eu fiquei mais interessada ainda em saber o que meus heróis encontrariam ali, e como o Rick é sempre uma caixinha de surpresa, a minha imaginação vagou rumo a outro nível, e eu estava como a Annie, perdidamente apaixonada por essa estrutura.

Grande parte da história se passa dentro do Labirinto, e algumas pessoas devem se perguntar o que ocorre dentro de um labirinto por tanto tempo, o fato é que, desde a época em que o labirinto foi construído, ele veio crescendo através dos tempos, e se tornou enorme, a missão de nossos heróis é encontrar uma forma de impedir que as tropas de Cronos invadam o Acampamento por meio de uma passagem que há no labirinto. Os seres mais surpreendentes cruzam o caminho dos semideuses, o labirinto guarda armadilhas ardilosas que podem dificultar um pouco a caminhada de nossos heróis, e deixar todos os leitores torcendo loucamente para que tudo dê certo, mas a sorte nem sempre está a favor dos semideuses.

Na área de mitologia, eu cito novamente uma das melhores coisas nas histórias desse autor, ele escreve as histórias da mitologia grega modificando algumas coisas para se adaptar a sua história, muitas vezes eu parava e lia a história verdadeira, e preferia a história do Rick mesmo, esse homem é muito criativo. O Labirinto foi criado por Dédalo, portanto, sua história estará sempre ligada ao filho de Atena, sendo assim, durante a história, somos presenteados com um pouco de sua história, e eu confesso que fiquei encantada com tudo isso. Dédalo criou o Labirinto e depois foi aprisionado lá dentro, e eu me recuso a contar mais alguma coisa.

Os personagens permanecem praticamente os mesmos dos livros anteriores, o incrível é você perceber o amadurecimento deles, alguns aparecem mais, outros somem temporariamente da história, mas ninguém perde o seu brilho. Eu tive alguns ataques de fofura com Percy e Annabeth . A Rachel aparece bem mais nesse livro, e apesar de muitas pessoas a odiarem com um argumento infundado, eu adorei ela, essa personagem é totalmente diferente, ela é meio crazy, divertida, e pode acabar dando alguns problemas para nosso Cabeça de Alga, e para uma Annabeth muito furiosa.

O Rick começa a nos preparar para o seu final épico, ficamos naquela angústia para saber o que finalmente vai acontecer, não espere algo clichê, esse autor sabe o que tem em mãos, e eu acabei aprendendo a não duvidar dele. A Batalha do Labirinto atinge o ponto alto da série, as emoções estão em cada página, as dúvidas, as incertezas, mas ainda assim, a coragem de nossos heróis, eles estão dispostos a lutar pelas suas vidas, mas quem tem a certeza do futuro? Nossos heróis não sabem o que lhes aguarda, eles não em certeza do dia de amanhã, mas de uma coisa eles estão cientes, a luta é algo iminente, e eles não irão fugir dela. 

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário